Publicações
Estudos de caso aplicado ao setor automotivo brasileiro sobre a transferência dos conceitos do Sis
Este livro traz o resultado de 5 anos de pesquisa do setor automotivo brasileiro no que tange aos modelos de transferência dos conceitos do Sistema Toyota de Produção das matrizes para suas subsidiárias brasileiras. O estudo foi conduzido em 20 empresas e o resultado foi um comparativo do modelo japonês e ocidental da transferência do modelo de gestão Lean.
PDCA: origem, conceitos e variantes dessa ideia de 70 anos
O PDCA é, provavelmente, o mais conhecido conceito da gestão da qualidade. Mesmo pessoas leigas costumam conhecer as quatro etapas básicas que ficaram famosas depois que ele foi introduzido no Japão e daí ganhou o mundo. Neste ano, o ciclo PDCA completa 70 anos desde a primeira vez em que foi apresentada na literatura. Mas os elementos que o inspiraram antecedem essa data. Esse artigo pretende explorar um pouco da história e de suas variantes, além de prestar uma homenagem justa ao mais conhecido e aplicado conceito da qualidade.
A solucionática do problema
Solucionática é uma palavra que não consta do dicionário, mas vem sendo empregada aqui e ali. Isso demonstra que, apenas de sua origem, talvez ela contenha algum sentido implícito. Conta a história que ela foi verbalizada pelo jogador de futebol Dadá Maravilha ao ser inundado de questionamentos por repórteres, após um jogo de futebol. A expressão acabou sendo saudada pelo poeta Carlos Drummond de Andrade.
O elefante, o cachorro e a formiga
Os animais são animais fantásticos e inspiram os humanos em muitas formas. Nas estórias em quadrinhos e nos desenhos animados, os super-heróis incorporam algumas habilidades desses seres para se tornarem melhores em sua missão de defender o cidadão.
Um problema, um MASP e muitos PDCAs
O MASP - método de análise e solução de problemas é uma dedução do ciclo PDCA1 para a resolução de problemas complexos. Quem já leu a descrição do MASP pôde observar que existem várias etapas desdobradas de cada parte do PDCA. O P – plan, se desdobra em quatro etapas: Identificação do Problema, observação, Análise e Plano de Ação. O D – do e o C – check são executadas em uma cada: Ação e Verificação, respectivamente. O A – action, por sua vez, se desdobra em duas etapas: Padronização e Conclusão.
Por que o MASP é tão eficaz na solução de problemas
Quem já teve a oportunidade de conhecer o MASP pode ter uma impressão, à primeira vista, que se trata de um método complexo e trabalhoso, que precisa de meses de dedicação para ser aplicado. De fato, o MASP não é feito para problemas simples, domésticos ou cuja solução pode ser encontrada consultando a memória ou perguntando a alguém.
A História do MASP
Tudo começa na revolução científica entre os séculos XVI e XVIII quando eclodiu na Europa a revolução científica que lançou as bases do método científico que conhecemos hoje. Pensadores como Copérnico, Kepler, Descartes, Bacon e, principalmente, Galileu descreveram métodos para a observação da natureza, medições precisas e indução de novas teorias com base em experimentos. Tais preceitos serviram de alimento para a inspiração de tendências filosóficas diversas como o racionalismo, o empirismo e o pragmatismo.
Capítulo do livro La encrucijada del autopartismo en América Latina
O que é mais conveniente para a América Latina: montar 10 milhões de veículos finais ou duplicar sua produção de autopeças?
O que é mais viável implementar para a promoção da produção de autopeças na região: uma nova etapa de industrialização por substituição de importações ou acordos globais de exportação com os principais terminais do complexo automotivo?
Até que ponto a nova onda protecionista mundial, limitada políticas de promoção regionais do setor, e como ele pode afetar a América Latina autopartismo e a dissolução dos principais acordos comerciais regionais no setor (anexo 300 da NAFTA e ACE-14 CAP) ?
Quais fatores explicam por que o déficit comercial de autopeças nos últimos anos foi maior do que a soma dos saldos comerciais de todos os demais bens da América Latina?
Para responder a estas e outras questões cruciais para o desenvolvimento industrial da América Latina, ligadas à dinâmica do complexo setor geral automobilístico e de autopeças em particular, apresentamos esta obra coletiva intitulada La encrucijada del autopartismo en América Latina. Ao longo de seus 11 capítulos, cerca de trinta pesquisadores de três continentes desenvolveram uma análise profunda do problema autopartista combinando três abordagens complementares: 1) Caracterização setorial; 2) Políticas e regulamentos regionais específicos; e 3) Estudo de casos específicos da indústria de autopeças na América Latina.
Tomada de Decisão nas Organizações
Coordenadores
- Abraham Sin Oih Yu
- Afonso Carneiro Lima
- Paulo Tromboni de Souza Nascimento
- Rosária de Fátima Segger Macri Russo
- Willy Hoppe de Sousa
Autores
Alceu Salles Camargo Júnior; Alvair Silveira Torres Junior; Antonio Luiz Rocha Dacorso; Claudia Fernanda Franceschi Klement; Fabiano Rodrigues; Gilnei Luiz de Moura; Inácio Hideo Shibata; Joaquim Rocha dos Santos; Jorge Luís Durgante Pasquoto; Sandra Lilian de Oliveira Façanha; Walter Bataglia.
HMC - Hábitos para la mejora continua
Es ingeniero electricista de la Universidad Nacional del Callao, maestro em Ciencias com mención em Ingenieria de Sistemas de la Universidad Nacional de Ingenieria, MBA em el Instituto de Estudios Bursátiles de Madrid, adscrito a la Universidad Complutense de Madrid. Tiene experiencia em las áreas de mantenimiento industrial, proyectos de ingenieria, sistemas de información y proyectos de automatizacion y especializacion em temas de calidad y herramientas de mejora continua por la APTS em Japón. Es professor de la Maestria de Operaciones y Logística de la Universidad Peruana de Ciencias Aplicadas y de la Pontificia Universidad Católica del Perú em cursos de posgrado de Especializacion de Mantenimiento y Confiabilidad. Asimismo, es consultor y docente en cursos de especialización em Tecsup.
Participo como evaluador del Premio Nacional a la Calidad organizado por el CDI de la Sociedad Nacional de Industrias y auditor del ISSO 9001 y 14000 em Incontec Perú. Certificado em la norma PAS 55 por The Institute of Asset Management (IAM).
Ha participado em congresos internacionales em temas de las 5S y TPM, com capacitación em gestión de mantenimiento em Estados Unidados, Italia, Argentina y Chile. Se demepeña como gerente geral de Alpha Manufacturas S.A.C. y de Digital Education Perú. De igual forma, es gerente de mantenimiento y proyectos em empresas de prestigio como San Miguel Industrial, Austral Group S.A.A., Lucchetti Perú, Embotelladora Latinoamericana (Coca-Cola), Embotelladora del Pacífico (Pepsi Cola), entre otras.
Acerto 100%
Formado em engenharia mecânica de minas pela Universidade de Akita, Kenji Nakata é consultor de órgãos governamentais do Japão. Participou de várias missões oficiais de cooperação da JICA (Agência de Cooperação Internacional do Japão) fora de seu país. Numa delas veio ao Brasil para realizar um trabalho de suporte técnico a empresas brasileiras, em conjunto com o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) de São Paulo, no processo de implantação dos 5S. Terminado o programa decidiu obter o visto permanente. Atualmente é palestrante e consultor, desenvolvendo novas técnicas para aumento da produtividade e orientando a prática de relacionamento entre especialistas em áreas diversas e atividades em grupo. É autor de três livros editados em japonês, tendo um dele chegado a 25ª edição.
e-mail:penakatakenji@yahoo.co.jp