AOTS Japan

Em 30 de março de 2012, por orientação do METI (Ministério da Economia, Comércio e Indústria do Japão), a AOTS – Overseas Human Resources and Industry Development Association foi estabelecida com a fusão da AOTS e da JODC.  A AOTS – The Association for Overseas Technical Scholarship tem promovido a cooperação técnica entre o Japão e países em desenvolvimento através de atividades de treinamento gerencial e técnico no Japão e nos países assistidos por mais de 60 anos. A JODC – Japan Overseas Development Corporation tem incentivado a transferência da tecnologia por mais de 40 anos enviando especialistas a mais de 60 países. Com a fusão, a AOTS gerará uma sinergia pelos esforços coordenados com base nas ricas especialidades e experiências acumuladas ao longo de muitas décadas. 

Missão da AOTS - Contribuir para o desenvolvimento econômico mútuo e relações amigáveis entre o Japão e outros países pela implementação de projetos com vista à promoção da internacionalização das indústrias e do comércio, bem como incentivando investimentos e cooperação econômica internacional. Em linha com as diretrizes do METI, a AOTS desenvolveu o ARI – AOTS Research Institute para apoiar empresas japonesas em estudos de mercado para ingresso em novos países, para suporte a busca de parcerias e para apoio a empresas de outros países interessados no mercado japonês.

Veja mais em www.hidajapan.or.jp

A AOTS foi criada em 1959 com o apoio do Ministério do Comércio Internacional e da Indústria (o atual Ministério da Economia, Comércio e Indústria - METI) como a primeira organização de cooperação técnica a título privado, do Japão. Sua principal finalidade é promover a cooperação econômica internacional e reforçar o desenvolvimento econômico mútuo e de relações amistosas entre os países e o Japão. Com a criação da AOTS Japan, através da fusão da AOTS e da JODC, as principais atividades são as seguintes:

(1) A formação de engenheiros e gestores dos países em desenvolvimento, no Japão.

(2) O desenvolvimento de técnicos, engenheiros e administradores, gerentes e supervisores em países ultramarinos.

(3) Gestão dos Centros de Treinamento (Kenshu Centers).

(4) Envio de técnicos japoneses para programas de trabalho específicos em países em desenvolvimento.

(5) Apoio ao desenvolvimento de negócios de empresas japonesas no Brasil (e em outros países) e de empresas brasileiras no Japão.

A AOTS oferece formação a mais de 14 mil pessoas anualmente. O número total de estagiários desde a fundação supera 122 mil pessoas. Estas pessoas estão ativamente empenhadas no desenvolvimento industrial das respectivas nações. Os participantes em seu regresso a seus países inserem-se, voluntariamente, nas “Alumni Societies” constituídas em muitos países. Essas Alumni Societies formam a Rede Mundial de Amizade, através da qual os ex-trainees desenvolvem diversas atividades e realizam programas de intercâmbio da AOTS. Em São Paulo, denomina-se ASSOCIAÇÃO AOTS DO BRASIL.

No Japão, a AOTS possui dois Centros de Treinamento (Hotel-Escola), denominados Kenshu Centers, localizados em Tóquio, Yokohama, Kansai (Osaka), e Chubu (Aichi), com capacidade para acomodar até 500 participantes no total.